TI TREE
Parte utilizada: Árvore, folha
Nome latino: Melaleuca alternifolia
Nota: alta
Extração: destilação
Nota: alta
Extração: destilação
Aroma: refrescante, salutar e pungente.
Características: É um óleo muito útil, também chamado de tea tree. É uma pequena árvore que pode crescer até cerca de 6 metros e é encontrada em áreas pantanosas, mas atualmente é cultivada em plantações. Possui grande vitalidade, continuando a florescer mesmo quando derrubada.
Historia e mito: Os aborígenes australianos reconheceram há muito tempo as virtudes da ti-tree. Quando o restante do mundo pensava que ela era apenas uma erva daninha , os nativos utilizavam as folhas para curar feridas infeccionadas. A planta foi levada para a Europa em 1927, e suas excelentes propriedades anti-sépticas foram rapidamente percebidas. na Austrália, nos Estados Unidos e na França foram feitas várias pesquisas sobre sua eficácia no combate às infecções e aos fungos, especialmente no tratamento de diversos problemas de pele.
Precauções: Pode causar irritações em áreas sensíveis da pele.
Mente: É revigorante e revitalizante, especialmente após um choque.
Corpo: Seu uso mais importante é ajudar o sistema imunológico a combater doenças infecciosas. É um óleo extremamente anti-séptico e ajuda a liberar as toxinas do organismo através do suor. Suas excelentes propriedades antivirais e vermicidas são úteis no tratamento de infecções repetitivas e da fraqueza decorrente de viroses. Por suas propriedades fungicidas , ajuda a tratar inflamações vaginais causadas por fungos, além de ser útil no tratamento de infecções genitais em geral. Alivia os pruridos anal e genital e pode ser usado no combate a coceiras em geral. Ajuda a amenizar a otite e também pode atenuar inflamações nos intestinos e ajuda a expelir parasitas intestinais.
Efeito na pele: Tem profundo efeito purificador: reduz o pus em feridas infeccionadas, furunculose e espinhas. É útil em casos de queimaduras, feridas e queimaduras por exposição ao sol.
Algumas misturas harmônicas: Canela, cravo da Índia, eucalipto, gengibre, lavanda, limão, alecrim.
Informações provenientes do livro: “Óleos que Curam” de Wanda Sellar (Rio de Janeiro: Nova Era, 2002.)
Fonte da imagem: Google
Informações provenientes do livro: “Óleos que Curam” de Wanda Sellar (Rio de Janeiro: Nova Era, 2002.)
Fonte da imagem: Google
