Nome Latino: Cananga Odorata.
Nota: Média para básica.
Extração: Destilação.
Aroma: Doce, floral, exótico e forte.
Características: Pequena árvore tropical. O primeiro óleo destilado das flores é o de melhor qualidade. No entanto, as extrações seguintes têm características terapêuticas semelhantes, apenas o perfume é menos apurado. O Ilangue Ilangue é encontrado nas ilhas dos Mares do Sul, principalmente Seycheller, Maurício, Taiti e Filipinas - de onde parece vir o melhor óleo.
História e Mito: Na Indonésia, há um costume muito interessante de espalhar pétalas de langue Ilangue no leito nupcial, sem dúvida alguma, respeitando as qualidades afrodisíacas pelas quais o perfume é famoso. Até 1990, as Filipinas detinham o monopólio comercial mundial e, por isso, a planta era chamada às vezes de jasmim dos pobres, no entanto, o llangue llangue é altamente utilizado em perfumes sofisticados.
Propriedades: Antidepressivo, anti-séptico, afrodisíaco, hipotensor e sedativo.
Precauções: O uso excessivo pode causar dores de cabeça e náusea. Também pode irritar peles sensíveis e seu uso é contra indicado em condições de pele inflamada e dermatite.
Mente: É excelente em condições de agitação, regulando o fluxo de adrenalina, relaxando o sistema nervoso e produzindo uma sensação de alegria. Pode abrandar sensações de ira, ansiedade, choque, pânico e medo.
Corpo: Sua conhecida capacidade de equilibrar os hormônios o torna muito importante para o tratamento de problemas associados ao sistema reprodutor. É principalmente utilizado como um tônico para o útero e pode ser útil após uma cesariana, produzindo uma sensação de aconchego e completaza.
Suas qualidades afrodisíacas e antidepressivas são conhecidas e utilizadas no tratamento de problemas sexuais como impotência e frigidez.
É especialmente útil em casos de respiração acelerada (taquicardia), e suas propriedades sedativas podem ajudar a baixar a pressão arterial em caso de hipertensão. De um modo geral tem efeito relaxante no sistema nervoso. No entanto, seu uso prolongado pode produzir efeito contrário.
Sua natureza anti-séptica parece ser benéfica para os casos de infecção intestinal.
Efeito na pele: É um óleo versátil, que tem ação equilibradora sobre a secreção das glândulas sebáceas, sendo eficaz tanto no tratamento de peles oleosas como no de peles secas. Além disso tem efeito tônico e estimulante sobre o couro cabeludo favorecendo o crescimento e aumento do volume dos cabelos.
Algumas misturas harmônicas: Bergamota, jasmim, lavanda, limão, laranja, patchuli, rosa, sândalo e verbena.
Informações provenientes do livro: “Óleos que Curam” de Wanda Sellar (Rio de Janeiro: Nova Era, 2002.)
Fonte das imagens: Google
Informações provenientes do livro: “Óleos que Curam” de Wanda Sellar (Rio de Janeiro: Nova Era, 2002.)
Fonte das imagens: Google


