domingo, 14 de dezembro de 2014

JASMIM



Parte utilizada: Flores

Nome latino: Jasminum Grandiflorum

Nota: Média para básica

Extração: Enfloragem ou extração com solventes

Aroma:
Doce, de flor e exótico.

Características: As delicadas flores brancas dessa trepadeira são colhidas à noite, quando o aroma é mais intenso. O jasmim cresce cerca de até 6 metros de altura e é nativo do norte do Irã e da India. O processo de extração é delicado e exige muita habilidade. São necessárias enormes quantidades para produzir o óleo, o que torna o seu custo muito elevado, e portanto, sujeito a adulteração.

Hitória e mito: o rei dos óleos florais foi usado muito tempo em poções do amor, tamanha era sua reputação como afrodisíaco. É amplamente usado para fins cerimoniais na India. Os visitantes são normalmente enfeitados com colares feitos das flores. O chá de jasmim é uma das bebidas mais apreciadas na China. Sua ampla utilização como ingrediente em perfumes continuará inquebrantável.

Precauções: Não deve ser usado durante a gravidez até aproximadamente o momento do nascimento, quando então facilitará o trabalho de parto. A superdosagem pode causar distúrbios nos fluidos corporais. O próprio aroma forte indica a baixa dosagem.

Mente: É um remédio valioso para depressão grave. É um calmante para os nervos e estimulante para as emoções, produzindo sensações positivas de autoconfiança. É uma benção para pessoas que exercem profissões relacionadas à cura e à assistência ao outro, restabelecendo a energia e proporcionando uma revitalizarão geral.

Corpo: Talvez seja o óleo mais importante para o parto, reforçando as contrações e, ao mesmo tempo aliviando a dor. É um maravilhoso equilibrados hormonal, muito eficaz no tratamento da depressão pós-natal. pode ajudar a estabelecer uma ligação profunda entre a mãe e o bebê.

Efeito na pele: Extremanete eficaz para pele seca e sensível, embora seja benéfico para todos os tipos de pele. ao ser misturado com mandarina e lavanda aumenta a elasticidade da pele e é usado, em geral, para suavizar marcas de expressão e cicatrizes.



Algumas misturas harmônicas: gerânio, laranja, rosa, pau-rosa e sândalo.

EUCALIPTO





Planta/parte: árvore; folhas
Nome latino: Eucalyptus globulus
Nota: Alta
Extração: destilação

Aroma: fresco, forte e penetrante

Caracteríscas: O eucalipto - árvore gomífera australiana - cresce a uma altura impressionante. Ela pode chegar a ter cerca de noventa metros.

Historia e mito: Os aborígenes australianos o chamam de kino e costumam enrolar as feridas serias com as folhas.

Precauções: É um óleo forte e, portanto, deve-se tomar cuidado com a dosagem. Não aplicá-lo em pessoas que sofrem de hipertensão arterial  ou epilepsia. Pode anular o efeito de medicamentos homeopáticos.

Mente: tem um efeito refrescante sobre as emoções. Também clareia as idéias, favorece a concentração e favorece o sistema nervoso.

Corpo: sua ação antiviral age no sistema respiratório, amenizando a inflamação e auxiliando a liberação da mucosidade. É especialmente benéfico para casos de gripe, infecções de garganta, tosse, acúmulo de catarro, sinusite, asma e tuberculose. É eficaz em todos os tipos de febre, abaixa a temperatura e tem uma ação refrescante e desodorizante sobre o corpo. Pode reduzir os efeitos doloridos da enxaqueca. Age de forma benéfica sobre o sistema geniturinário, amenizando problemas como cistite e diarréia.Parece dissolver cálculos biliares e é usado para tratar nefrite, gonorréia e diabetes. É considerado eficaz no combate à hemorragia. Pode proporcionar alivio a quem sofre de reumatismo - é considerado eficaz quando combinado com limão e junípero. Também pode ser útil para amenizar dores musculares em geral e nevralgia.

Efeito na pele: parece ser útil no tratamento de erupções cutâneas, como herpes, é ótimo para queimaduras, pois impede o desenvolvimento de bactérias e a consequente formação de pus, alem de ajudar a formar o novo tecido. Cortes, feridas, ulcerações e  inflamações também parecem reagir bem ao eucalipto. Purifica a pele congestionada.


Algumas misturas harmônicas: Benjoin, lavanda, limão, capim-limão, melissa, pinho e tomilho.