terça-feira, 10 de abril de 2012




A  Yoga Massagem Ayurvédica



A Yoga Massagem Ayurvédica é uma técnica desenvolvida pela Mestra Indiana Kusum Modak, hoje com 73 anos de idade. Esta massagem, como seu próprio nome diz, é uma combinação da massagem ayurvédica com o yoga, no caso, os alongamentos e trações do yoga são unidos aos deslizamentos da massagem ayurvédica, trazendo como resultado uma massagem que trabalha profundamente a musculatura, as articulações, e portanto a flexibilidade de todo o corpo, proporciona também aumento da capacidade respiratória, estimula a circulação sanguínea, proporciona relaxamento profundo após a sessão e aumenta a energia vital, o que resulta na melhora de muitos aspectos da vida cotidiana, já que o resultado é um corpo mais desperto, energizado, pronto para a ação e uma mente mais clara e tranquila.




Como é feita a massagem:
A massagem é feita com óleo vegetal e pó vekhand, que é o pó da raiz de uma planta chamada calamus, que tem propriedades anti-sépticas e estimula a circulação sanguínea, ajudando na desintoxicação e aquecendo a musculatura que vai receber os alongamentos. 
O terapeuta trabalha tanto com as mãos quanto com os pés. O trabalho com os pés é feito nas costas e na parte posterior das pernas.


Como é uma sessão de Yoga Massagem Ayurvédica:

A sessão dura aproximadamente uma hora. O trabalho sempre incia-se nas costas, então são trabalhados braços, pescoço, pernas, posturas na posição sentada, e então a parte da frente do corpo, dando continuidade na parte frontal das pernas, então subindo para o tronco: barriga, peito, braços, novamente o pescoço, cabeça e face. Sempre o corpo é primeiro aquecido com óleo e pó, e então entra-se com as manobras específicas para cada região do corpo e para cada caso e cliente. O cliente deve manter-se desperto durante toda a sessão, com a atenção presente na respiração, que de deve ser profunda, ritmada e lenta. As manobras são intensas, e faz-se necessária comunicação entre cliente e terapeuta, é um trabalho em conjunto. Não é uma massagem para se fechar os olhos e relaxar durante o trabalho. O relaxameto vem depois, e é profundo, mas é o coroamento do trabalho.


Quais são os benefícios da Yoga Massagem Ayurvédica:

Os benefícios que a massagem pode proporcionar são, de fato, inúmeros, alguns deles são:
-Realinhamento postural
-Melhora na respiração
-Flexibilização das articulações de todo o corpo e amplitude dos movimentos
-Relaxamento e melhora do tônus da musculatura
-Desintoxicação do organismo
-Aumento da vitalidade
-Redução do estresse
-Aumento da imunidade
-Melhora o funcionamento dos órgãos internos
-Estimula a micro-circulação e hidratação da pele
-Melhora da agilidade mental, o que é um resultado da maior oxigenação dos tecidos


Os benefícios são somente físicos?

Não, os benefícios da massagem se dão também em outros níveis. A memória de muitas experiências emocionais, algumas delas traumáticas, podem ficar gravadas no corpo, por vezes na forma de nódulos de tensão, músculos enrijecidos, regiões sensíveis à dor, desvios posturais, etc Ao tocar o corpo, é possível acessar e trabalhar essas memórias, ressignificando-as e transformado-as. Caso venha alguma emoção à tona durante a sessão, é importante deixar-se sentir, permitir-se receber o que quer que venha sem tentar reprimir, mas liberar. Fomos muitas vezes ensinados a reprimirmos o que sentimos, e muitos de nós instruídos desde criança a não chorar, não sentir raiva, a esconder a tristeza, e até a esconder a alegria, cada um, de acordo com sua história “construiu” um corpo, e algumas vezes é preciso desconstruir certas crenças e “modos de funcionar” para reencontrar a saúde, que de acordo com a kusum, é o estado de stress zero, onde não há tensão alguma.






Como surgiu a Yoga Massagem Ayurvédica: Um pouco sobre Kusum Modak:

Kusum criou a Yoga Massagem Ayurvédica unindo estas duas práticas que fizeram parte de sua vida de forma muito especial cada uma. Kusum tinha muitos problemas de saúde e problemas na coluna, e tentou muitas coisas que não lhe ajudaram muito, até que no yoga, com o Mestre Iyengar, Kusum finalmente encontrou ajuda de valor, e aos poucos foi ficando cada vez mais saudável e seguiu a prática do yoga com Iyengar por mais de 20 anos. A massagem entrou na vida de Kusum de outro modo: uma amiga sua do yoga não estava muito bem, e queria saber de alguém que trabalhasse com massagem, então a mãe de Kusum sugeriu o mestre Limaye, que era bem conhecido na área. Kusum foi acompanhar sua amiga, Limaye se aproximou de Kusum e perguntou sobre ela e se queria aprender o que ele fazia, desse dia em diante, Kusum passou a ir todos os dias por um ano, assisti-lo trabalhar em sua arte, e assim aprendeu a massagem ayurvédica. Aos poucos, Kusum começou a introduzir alguns alongamentos do yoga nas sessões de massagem, e conforme iam dando excelentes resultados com seus clientes, assim prosseguiu, sempre aprendendo com o corpo de cada cliente, sempre criando, introduzindo manobras novas no trabalho. Assim se fez a Yoga Massagem Ayurvédica.